Consultoria em Marketing Digital: como funciona e o porquê contratar

Contratar uma consultoria em marketing digital envolve uma pré-disposição do empresário em aceitar possíveis mudanças na cultura de seu negócio, a partir de conselhos de um profissional qualificado. Consultoria, resumidamente, é isso.

Caso contrário, se o empresário ainda acredita ser o senhor da razão e que é ele quem dita as regras, mesmo em um cenário conturbado e com o seu negócio fadado ao fracasso, por favor, não prossiga com essa leitura. Ela pode ser em vão e lamentamos pela forma de pensar e agir desse gestor.

Segundo o dicionário Michaelis:

con·sul·to·ri·a

sf

1 Ato ou efeito de dar consultas, conselhos, orientações, sugestões.

2 Ação ou efeito de um especialista emitir um parecer técnico ou orientação profissional sobre um assunto de sua especialidade.

3 Cargo ou função de consultor; o conjunto dos consultores.

4 Local onde trabalha o consultor.

Neste caso, o consultor é especialista em marketing digital, um ser humano capaz de orientar uma empresa ou outro profissional sobre como canalizar suas energias e investimentos em oportunidades de concretizar negócios a qualquer hora do dia e da noite, onde o cliente estiver.

O “velho marketing” ou marketing tradicional dependia de um fator predominante: a ação estar exatamente na mesma hora e lugar que o cliente, fosse a inserções caríssimas em rádio e TV ou na entrega de panfletos ou com a sorte de ser visto em outdoor em meio ao trânsito, além de outros meios.

Além do fator predominante citado, consegue imaginar o dinheiro perdido para movimentar ações ao público em massa, com mínimas chances de converter em vendas, seja de produtos ou serviços?

Será que a dona de casa realmente estaria pensando em adquirir algo durante os capítulos finais de sua novela preferida? Depois que a novela acabou, será que ela se lembraria da propaganda? Aliás, será que durante o intervalo, ela realmente permaneceu diante da TV?

Durante a correria do dia-a-dia, mesmo com a relevância de uma promoção em panfletos, quantos pegam e leem com a chance de se inclinar a comprar? A oportunidade foi até seu negócio ou seu negócio foi “empurrado” para uma pessoa “x”?

Aí é que está a grande sacada do marketing digital. Suas ações, devidamente orientadas por um consultor especialista, não terão custo. Se tornarão investimentos.

 

Te explico

Custo é o preço que se paga para comprar algo. Você pode comprar anúncios em mídias de massa, impressão de milhares de panfletos que sujarão toda a cidade culminando em enchentes por conta da má educação de pessoas que pegaram algo que você ofereceu e sequer se deu o trabalho de analisar, e tantas outras coisas.

E gastar em pessoas para ficarem com um microfone em frente à loja e em spots publicitários? Você se limita às pessoas que estão transitando pela região e sequer pensam em entrar, muito menos comprar. A não ser que a pessoa esteja lá consciente do que vai fazer.

Você gasta com isso? Pare, já está ficando chato essa poluição sonora e seu dinheiro pode ser empregado em tantas outras coisas.

Já o investimento é resultado da aplicação do seu dinheiro. Você paga por oportunidades tendo ferramentas trabalhando para isso. Ninguém vai pegar seu material sem ter realmente interesse – e o melhor, material que não polui e não passa por segundos e vai embora. Ele é permanente, fica até as oportunidades se concretizarem.

 

Como funciona então o marketing digital?

Diferente dos outros meios de se fazer marketing, no digital o cliente não é atraído por um preço que depois ele pode encontrar algo mais em conta no concorrente.

Assim como citamos no artigo Empresário local: como se preparar para a chegada das grandes marcas e redes?, um concorrente pode ter o mesmo produto com o mesmo preço, mas a empatia na relação empresa x consumidor será determinante.

Com o marketing digital, seu cliente terá valores agregados, como conteúdos relevantes sobre algo de seu interesse.

O marketing digital permite um planejamento a médio e longo prazos, a construção de uma autoridade com sua marca, envolve valores imensuráveis em prateleiras e muito mais. Tudo isso entregue diretamente a quem realmente se interessa por seus produtos e serviços.

Ah, e quer saber de algo muito interessante? Toda estratégia de marketing digital é mensurável. É possível saber o quanto se investiu para ter determinado retorno, que pode chegar a patamares de 300% de ROI (Retorno Sobre Investimento, na sigla em inglês), com até 60% a menos de recursos.

 

Então, por que contratar?

É importante que fique claro que a estratégia que deu certo para um pode não dar para outro semelhante. Por isso é necessário contratar um consultor especialista em marketing digital.

Antes de contratar, peça seu portfólio, veja opiniões de clientes, investigue o quanto ele é realmente qualificado para o exercício de sua função.  Pode parecer bobeira, mas ainda existem muitos fakes espalhados pela internet, acredita?

 

Onde encontrar esse profissional?

Pois bem, se você chegou até aqui é porque está em busca desse profissional ou de conteúdo relevante sobre o tema, certo? Não importa o meio utilizado para se chegar, o legal de tudo isso é estarmos juntos e prova de que uma estratégia de marketing digital funcionou.

Veja só em que site está. WFerraz Marketing Digital. Mágica? Não, oportunidade de concretizarmos o melhor negócio para o seu negócio.

Lembra-se das dicas elencadas um pouco mais acima? Você encontra tudo aqui, navegando pelo nosso site.

Ainda tem dúvidas? Comente ou veja como entrar em contato com nossa equipe.

 

Clique aqui para falar com a equipe WFerraz via Whatsapp.

Comente!

    BLOG WFERRAZ

    Somos uma agência com o objetivo de levar para o maior número de empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, todos os benefícios do Marketing Digital.

    Dicas, Promos e Novidades?
    Receba primeiro, cadastre-se!

    Os campos marcados com * são obrigatórios.

    Categorias do Blog

    Just some placeholder content. Edit the module to change it.

    Mais coisas legais do nosso blog

    Veja o blog completo...