Empresário local: como se preparar para a chegada das grandes marcas e redes?

Sonhar com lojas de marcas imponentes e grandes redes em cidades do interior era algo surreal há alguns anos. Porém, este cenário tem sofrido alterações e as gigantes com frequência têm se instalado em localidades com 50, 100 e 200 mil habitantes.

Essa nova realidade prova o potencial de desenvolvimento do interior, que tem aberto oportunidades para as referências do mercado. E, portanto, o empresário local precisa estar atento e se preparar para novos desafios.

Ainda mais onde não há uma cultura de concorrência, o que é novo para a comunidade – como a chegada de grandes nomes de qualquer segmento – faz com que toda estratégia de captação de clientes pelos empresários locais seja obrigatoriamente repensada, sobretudo oferecendo cuidado especial com marketing.

As estratégias de marketing utilizadas por grandes empresas são proporcionalmente mais fortes e organizadas. Inovadoras, de tal forma que o novo formato é imposto e mudanças nas vendas e nos pós-vendas são os primeiros impactos essenciais por onde passam.

Neste contexto, vendedor assume o papel de especialista em produtos e a empresa estabelece uma continuidade de relacionamento com o cliente por intermédio do pós-venda.

Medo

Sem-Título-1

Um dos principais receios do empresários locais talvez seja o de as grandes chegarem arrasando nos preços dos produtos. Claro que pode existir alguma diferença, até pelo poder de compra que possuem, mas será que este é o principal diferencial competitivo delas?

O consumidor mudou. O marketing mudou. Neste novo formato de relacionamento o consumidor é atraído não (somente) pelo preço, mas pelo valor agregado do produto ou serviço oferecido. Um concorrente pode ter o mesmo produto com o mesmo preço, mas a empatia na relação empresa x consumidor será determinante. E é esse valor inexistente nas prateleiras que convencerá o cliente a fazer a escolha dele.

Valores

experiencia do usu[ario

Nesses valores encontram-se uma experiência completa de relacionamento desde o marketing até ao interior do estabelecimento. Vender, qualquer um vende, mas o ato de agregar valores e a responsabilidade de se tornar autoridade é para poucos que dedicam sua vida a estudar e desbravar áreas até então desconhecidas. E como dissemos logo no início, grandes estão ocupando espaço nas cidades pequenas e a tendência é de se intensificar essa prática.

O novo marketing

novo-marketing

Para uma efetividade e segurança intransponíveis em cada passo do sucesso, aliar estratégias de marketing tradicional e digital, claro que com o acompanhamento de profissionais especialistas, é necessário para início imediato, posicionando seu nome no mercado com autoridade. Essa atitude não evitará desafios naturais impostos pelo mercado, mas garantirá uma proteção com fortaleza.

E isso exige investimento constante, que ainda assim se mostra vantajoso e bastante econômico.

Mas antes de qualquer alteração estratégica profunda, é fundamental contar com que vendedores se tornem especialistas de produtos. Já ouviu aquele ditado “quem faz muito, não faz nada”? Isso é transferível para o contexto de “quem vende tudo, não vende nada”. Vamos tratar vendas como negócio e não uma ação de mercado.

Como se preparar?

guerra

Mudar a visão que marketing não é despesa, e sim investimento. O planejamento é fundamental a curto, médio e longo prazo. Investir nos novos formatos de publicidade digital é obrigatório.
Algumas perguntas também podem ajudar a dar um start em seu novo caminho de sucesso.
1- Onde quero que minha marca esteja daqui a alguns anos?
2- Quando um consumidor dos meus produtos e serviços olha para minha marca, o que quero que ele veja?
3- O que quero que sintam quando fecham negócio com minha empresa? Mesmo que seja ao comprar uma bala?
4- Quais valores entrego para clientes e comunidade?
5- Em que quero ser autoridade?

Alguns dos primeiros passos

passo-a-passo

Manter-se atualizado, estudar o mercado, viajar, visitar feiras do seu setor, abrir a mente de que parcerias fortalecem e precisam ser exploradas faz parte do processo.
Criação de personas (quem é seu público? Para quem você quer entregar soluções valiosas em forma de produtos e serviços?), confiança e dedicação ao seu negócio preparam o empreendedor para as mais diversas batalhas.
Tentar descobrir como melhorar e experiência do seu consumidor no ponto de vendas ou de contato e usar o digital para ampliá-la. Por meio de novas (algumas nem tanto) mídias, como Facebook, Instagram, Google e Blog com conteúdos relevantes isso é possível. São ferramentas acessíveis e que entregam resultados excelentes.
Mas e quem fará tudo isso? O apoio de um consultor em marketing especialista, que esteja atualizado com todos os novos métodos de mídia, é de suma importância. Investimento que traz resultado.

É obrigatório considerar o novo

conectados

Investir em marketing nas Redes Sociais e em Inbound Marketing é diferente de gastar com publicidade e propaganda, ou até mesmo com o “velho” marketing. Enquanto os últimos gastos garantem apenas visibilidade, o investimento no novo gera uma relação engajadora entre empresa e cliente, o que traz resultados antes inimagináveis ou impraticáveis.
Investir nas novas estratégias chegam a consumir 60% menos recursos do que os tradicionais, com um Retorno sobre Investimento (ROI) próximo a 300%.
O novo traz ainda muito mais ferramentas que não cabem em um único post. Ou você ainda acredita que as grandes marcas sabem o que você deseja, suas preferências, suas possibilidades e o seu momento porque alguém contou a elas? Bom, na verdade alguém contou e isso partiu de uma estratégia elaborada por um especialista na área. Invista e verá.

Algumas das novas estratégias em marketing

atrair

Na verdade, o Inbound Marketing é uma estratégia que tem por objetivo atrair o interesse das pessoas – um modo mais simples de dizer que “é o meio que na qual os clientes vão até a você e não você até a eles”. E uma das frentes trabalhadas é, justamente, a de marketing nas Redes Sociais – e nela existem as ferramentas necessárias para fazer sua marca aparecer aos seus potenciais clientes, definidos por meio de personas criadas por seu consultor.
Lembra-se da importância de renovar a equipe de vendas com especialistas em produtos no lugar de simples vendedores? A própria equipe conduzirá o cliente aos especialistas, por meio de suas poderosas ferramentas. Chamamos isso de “entregar leads quentes”.
Independente o tamanho da empresa, o Marketing de Relacionamento é responsável para fidelizar os clientes. Campanhas criadas a partir de um estudo mais aprofundado sobre o perfil do seu cliente é diferente daquelas pensadas com o objetivo de chamar qualquer um para entrar em sua loja e consumir, por exemplo. Esse último cliente pode nunca mais voltar.
O Marketing de Pós-Vendas dá ao cliente a sensação de ter feito o melhor negócio da vida. Fica encantado pelo produto, seguro com a empresa, feliz pelo que é novo. O ato de comprar foi apenas um momento perto de todo um universo de sensações vividas.
Conseguiu compreender então que o pequeno tem a possibilidade de estar mais próximo e criar mais vínculo com o cliente do que as grandes? Os pequenos já fazem parte do meio em que o público-alvo vive, já conhecem a realidade da comunidade, agora é só praticar alguns ensinamentos das grandes. E ser ainda maior.

O que posso fazer por mim?

A começar por transformar seu vendedor em especialista de produtos ou serviços que você vende, planejar ações de marketing contínuas e não apenas pontuais, criar uma conta nas principais redes sociais e melhorar o ambiente da empresa, algumas coisas de efeito podem ser feitas por você.
Analisar a consequência de muitos pequenos que sucumbiram aos grandes por não terem a mesma informação que você, de que há um universo novo de marketing que é muito mais barato e eficaz, capaz de gigantes não se tornarem páreo.
Por fim, procurar um especialista em Marketing para te atender e fazer do seu negócio algo imbatível.

Clique aqui para falar com a equipe WFerraz via Whatsapp.

Comente!

BLOG WFERRAZ

Somos uma agência com o objetivo de levar para o maior número de empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, todos os benefícios do Marketing Digital.

Dicas, Promos e Novidades?
Receba primeiro, cadastre-se!

Os campos marcados com * são obrigatórios.

Categorias do Blog

Just some placeholder content. Edit the module to change it.

Mais coisas legais do nosso blog

Veja o blog completo...