Quando o assunto é marketing, tudo é válido, mas nem tudo é eficaz!

Não quero aqui neste texto entrar na discussão: Marketing Tradicional VS Marketing Digital. Também não quero repetir a falácia que muitos “gurus” do Marketing Digital vem repetindo de que o Marketing Tradicional morreu. Mas pretendo chamar a sua atenção para como as diversas formas de se trabalhar o Marketing hoje em dia tem obtido diferentes recpções do público e, consequêntimente, atraem resultados diferentes.

A foto abaixo foi tirada por mim após o primeiro dia de shows de um famoso festival de música realizado no período de inverno da cidade Vitória da Conquista, terceira maior da Bahia.

Quando cheguei ao evento observei no perímetro do estacionamento até a entrada do Parque de Exposições cerca de uma dezena de promoters panfletando para pessoas que, em sua grande maioria, sequer olhavam a mídia, descartado-a logo em seguida no chão. Mas o impacto negativo daquela ação se revelou realmente na saída quando me deparei com a cena registrada acima. Claro, imagino que a organização do Festival cuidou da limpeza de todo perímetro e não estou criticando-os por permitirem isso, quero apenas, com este exemplo concreto, provar para alguns empresário afoitos, outros que mesmo orientados de forma correta preferem negligenciar e para algumas agências de publicidade sedentas por comissionamento, que é preciso se adaptar ao perfil do consumidor moderno que nunca esteve tão exigente e consciente sobre seus desejos ao ponto de não dar mais atenção a ofertas impostas desta forma.

O panfleto, vilão da vez, é um formato de comunicação pouco eficaz, caro e que de quebra agride a natureza. É uma mídia que inclusive vem sendo alvo de leis municipais regulamentadoras por todo país, não à toa, pois em geral falta bom senso e estratégia quanto a sua utilização.

Para deixar ainda mais claro, caso você não tenha se situado, atualmente intitula-se de “Marketing Tradicional” a estratégia de comunicação que utiliza os meios conhecidos como tv, rádio, outdoor, panfletos, etc. para impactar os consumidores, e de “Marketing Digital” aquela que utiliza os meios de comunicação e ferramentas da era da internet.

Aqui na WFerraz não defendemos essa divisão. Nos intitulamos como “Agência de Marketing Digital” porque somos uma empresa de consultoria de marketing especializada em utilizar as ferramentas digitais para desenvolver negócios e promover produtos. Aqui defendemos que, marketing por definição é algo que vai muito além da publicidade e da comunicação, marketing é um processo amplo e por isso não pode ser dividido em tradicional ou digital.

Por fim e para não deixar o texto muito longo, finalizo reafirmando que obterá sucesso no marketing as empresas que o praticam desde a sua essência com um nível de planejamento que permita utilizar os meios de comunicação disponíveis, sejam elas “tradicionais” ou “digitais”, de forma eficaz e ponderada. Não é uma chuva de panfletos ou uma chuva de postagens e anúncios que farão com que o consumidor se torne um cliente e sim uma estratégia de Marketing que entende o público alvo, se comunica de forma coerente, segmentada e, acima de tudo, respeita os limites.

Washington Ferraz

 

Clique aqui para falar com a equipe WFerraz via Whatsapp.

Comente!

    BLOG WFERRAZ

    Somos uma agência com o objetivo de levar para o maior número de empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, todos os benefícios do Marketing Digital.

    Dicas, Promos e Novidades?
    Receba primeiro, cadastre-se!

    Os campos marcados com * são obrigatórios.

    Categorias do Blog

    Just some placeholder content. Edit the module to change it.

    Mais coisas legais do nosso blog

    Veja o blog completo...