3 estratégias para não errar na hora de escolher o seu fornecedor

Sumário

3 estratégias infalíveis para escolher seu fornecedor

Saber comprar não é apenas escolher os produtos mais baratos, ou escolher os produtos mais caros “achando” que possuem uma qualidade maior. Saber comprar é conhecer as melhores estratégias para encontrar os fornecedores ideais para a sua empresa, o melhor preço, a melhor qualidade, o melhor desconto, entrega e muitos outros fatores. 

Assim como, entender que as compras indiretas podem influenciar diretamente no faturamento da empresa caso não sejam realizadas de maneira estratégica.

Não deixe o dinheiro na mesa com compras mal geridas, venha conosco desbravar as principais estratégias de compras que vão garantir maior otimização do seu setor de compras e financeiro. 

O processo de compras entre empresas

O processo de compras entre empresas, também conhecido pela sigla B2B, é um processo lento que depende de inúmeros fatores para não causar prejuízos a empresa. 

De acordo uma pesquisa realizada pelo GVcelog com gestores brasileiros, mais de um terço dos entrevistados relataram que já tiveram problemas significativos com a sua cadeia de fornecedores nos últimos meses. 

Por outro lado, a Future Purchasing Consulting, uma empresa de consultoria norte-americana, demonstrou que as companhias que adotam programas de gestão de fornecedores geram, em média, um valor adicional de 23% em sua renda

Os principais problemas encontrados com os fornecedores atualmente são: 

  • Falta de regras claras e definidas;
  • Negociações baseadas em preço;
  • Atraso no envio de mercadorias;
  • Demora na resposta de cotações.

Você já teve algum problema desse tipo? Quanto da sua operação foi afetada por erros assim? 

Quanto maior for a sua operação, maior serão os prejuízos caso problemas com os fornecedores ocorram, por isso, é extremamente importante o alinhamento e os fornecedores certos. 

Vamos conhecer 3 estratégias para aperfeiçoar sua relação com os fornecedores, confira!

Estratégia 1: Strategic sourcing

Empresário com notebook controlando os gastos da empresa

O strategic sourcing, também chamada de matriz energética de abastecimento é uma estratégia para mapear e controlar todos os gastos da corporação com os seus fornecedores, ou seja, avaliar a complexidade envolvida na compra de determinado serviço, produto ou bem de consumo e avaliar o impacto disso para o negócio. 

Para a implementação do strategic sourcing na empresa de maneira assertiva você precisará seguir alguns passos, como: 

  • Análise dos gastos do negócio;
  • Importância estratégica dos itens;
  • Inteligência de mercado;
  • Poder na relação com fornecedores;
  • Formulação de estratégias de relacionamento;
  • Efetiva implementação das estratégias;
  • Monitoramento e controle. 

Uma vez que você implementou o strategic sourcing e entendeu quais são os pontos fracos da sua relação com os seus fornecedores, entendeu como está o sistema de compra, se isso está afetando a empresa de alguma forma negativa e quais os pontos a serem otimizados, está na hora de organizar o seu setor de compras. 

Estratégia 2 – Aplicar governança e compliance na matriz de fornecedores

Empresário de acordo com as políticas internas da empresa

Nos dias atuais, a imagem da empresa é um dos fatores determinantes para o seu sucesso. Sua missão, visão, posicionamento ecológico e muito mais!

Você deve estar pensando o que isso tem a ver com os seus fornecedores, certo? 

Escolher os fornecedores errados e que não estejam alinhados com o posicionamento da sua empresa pode e, provavelmente, vai, passar a imagem errada para os seus clientes e afetar o seu rendimento, afinal, nos dias atuais, os clientes consomem histórias e envolvimento!

A compliance na matriz de fornecedores é uma estratégia que visa evitar que tais erros ocorram, promovendo também, uma atuação transparente e ética ao longo de toda a sua cadeia de fornecedores. 

Para isso, escolha fornecedores que estejam seguindo as novas regulamentações e obrigações legais (SEPD, Lei Anticorrupção…) e que também tenham os mesmos valores que o da sua empresa. 

Uma forma de evitar erros, é definir um código de políticas internas que será o seu guia na hora de decidir por um fornecedor. 

Através da governança, assegura-se que os fornecedores continuem seguindo uma série de regras que visam manter a integridade das negociações, garantindo que o fornecedor é de confiança para sua empresa. 

Estratégia 3 – Saving

Já falamos anteriormente sobre a estratégia para conhecer e controlar todos os seus gastos de maneira mais assertiva, também falamos sobre como escolher os seus fornecedores com os menores riscos e garantindo uma parceria duradoura, mas será que dá para otimizar ainda mais o setor de compras? Sim!

Empresário e um símbolo de desconto dos fornecedores

O Saving é uma estratégia que visa diretamente o desconto na hora de uma compra, ou seja, com as estratégias acima você aumenta o seu rendimento, lucros e diminui os prejuízos de forma indireta – mas, muito significativa -, ao contrário do saving que visa a otimização dos preços de maneira direta. 

O saving é decisivo para um bom negócio, pois, além de otimizar os custos nas operações, também pode influenciar diretamente o valor final do produto ou serviço

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a conquistar mais savings na hora das compras, confira!

Priorize qualidade

Sempre que o assunto é economia, pensa-se primeiro em comprar produtos de uma qualidade inferior, mas esse não é o caso. 

Um produto de qualidade inferior pode economizar a curto prazo, mas precisará ser substituído em menos tempo, o que pode gerar o dobro ou mais de receita. 

Outro ponto importante é escolher fornecedores que tenham boa reputação no mercado, pois, não adianta comprar um produto de qualidade e sua entrega ser atrasada, por exemplo. 

Avalie cada item na proposta 

Ao receber uma proposta, não observe apenas o valor total, mas foque no valor individual dos produtos, apenas assim você terá uma visão clara da sua economia. 

Ao analisar os produtos de maneira individual, você possui maiores chances de negociar e obter savings. 

Faça parcerias estratégicas com seus fornecedores

Construir um relacionamento de confiança com os seus fornecedores é essencial para conquistar mais savings

Quando a empresa mantém um bom relacionamento com os seus fornecedores, estes costumam ofertar um preço mais competitivo nas propostas. 

Além dos savings, com uma boa relação com seus fornecedores e parcerias estratégicas, o tempo dedicado para fechamento de compras também será otimizado. 

Aumente mais as suas vendas

Esta pode ser considerada uma das maiores dicas que poderíamos dar aqui, mas que pode passar completamente despercebida no meio de tantas estratégias elaboradas e desafios. 

Aumente suas vendas!

Essa estratégia, com certeza, é uma das mais antigas do mercado e que apresenta resultados até hoje. Quanto maior são as suas vendas, maior é a necessidade de compra com os seus fornecedores, e negociar grandes valores sempre irá gerar mais savings do que pequenas e pontuais demandas

Agora que você já sabe das três principais estratégias para aproveitar ao máximo a sua relação com seus fornecedores, está na hora de implementar tudo e ver o quanto você conseguirá economizar com escolhas mais assertivas. 
E se você precisa de ajuda para expandir as suas vendas, venha conhecer o nosso trabalho!  Clique aqui e faça já o seu orçamento com a equipe de especialistas da WFerraz.

Compartilhe este conteúdo