5 novidades lançadas pelo Instagram recentemente

Sumário

Os anos passam e o Instagram segue como uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Com suas constantes atualizações, a rede se mantém inovadora e promissora, sendo uma ótima opção para estratégias de marketing digital através de suas funcionalidades.

Conhecer e entender essas ferramentas é essencial para gerar bons resultados, sempre investindo em estratégias bem planejadas. Quer saber sobre algumas das últimas novidades do Instagram? Então, confira agora as funcionalidades que prometem movimentar o perfil da sua empresa pra valer!

Instagram: a rede social que mais engaja

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o instagram tem 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o facebook. Assim, não é a toa que a rede esteja se tornando uma porta-voz de marcas e negócios, principalmente devido à essa rápida conectividade com o público e possíveis consumidores.

Esteja atento às atualizações recentes do Instagram!

O Instagram surgiu como uma rede social focada no instantâneo e com muito apelo visual. Aos poucos, foi adquirindo formatos e abrindo espaços para que marcas possam construir a sua imagem de maneira humanizada e conectada com o público, gerando engajamento e vendas. Segundo o Website Hostingrantig, 72% dos usuários afirma já ter comprado um produto por ter visto no aplicativo. Uau!

Para estar antenado e utilizar a rede da melhor forma possível na estratégia da sua empresa, conheça abaixo algumas das novas atualizações que prometem engajar e viralizar.

O Reels roubou a cena!

O Reels surgiu, segundo o Instagram, como uma “nova maneira de criar e descobrir vídeos curtos e divertidos no Instagram”. Seguindo a sua tendência espontânea, divertida e humanizada, a ferramenta – antes conhecida como “cenas” – oferece a criação de vídeos de até 15 segundos com o uso de áudios prontos ou autorais, músicas e filtros. Com ferramentas de corte e temporizador, o Reels está viralizando, sendo assim uma grande oportunidade para marcas.

Um ponto muito favorável e novo é que os Reels ficam salvos em uma aba separada do feed, além de ir para a aba explorar, chegando mais facilmente ao público e gerando um grande engajamento. Bom demais, né?

Novas fontes no Stories!

Recentemente o Instagram atualizou o seu acervo de fontes disponíveis no Story (ou Stories, se você fez mais de um) – que é uma ótima maneira de chamar a atenção de consumidores. Agora com nove opções diferentes, há muito mais espaço para a criatividade! Além de novas fontes, cada uma tem o seu destaque próprio, inclusive com opções estilo “marca-texto”, diferenciando-as e sendo uma ótima maneira de criar. Algo que gerou uma surpresa e até mesmo polêmica entre os usuários foi a inclusão da fonte Comic Sans, que levantou estudos sobre seu benefício à usuários disléxicos.

Vendas facilitadas pela guia “Loja”

Há um bom tempo já inclinado à focar no e-commerce, o Instagram continua investindo na venda dentro do próprio aplicativo. Antes ele já contava com as tags para sinalizar valor e direcionar ao site. Agora, incluiu a guia “Loja”, localizada na barra de navegação, onde antes ficavam as notificações. A guia funciona como um catálogo de sugestões de compras, contando até mesmo com “vistos recentemente”, baseados nas contas que cada usuário segue.

O Carrossel está em alta!

A ferramenta Carrossel, que permite criar um post com até dez imagens, continua muito relevante. Muito utilizada para gerar um efeito contínuo, onde o usuário apenas precisa “deslizar para o lado”, a vantagem do carrossel é que o efeito visual pode ser utilizado para chamar atenção rapidamente do usuário, que se depara com uma imagem, muitas vezes com escrita, sem precisar necessariamente descer até a legenda e entender do que se trata.

Segundo pesquisas recentes, as imagens representam cerca de 71% do conteúdo do Instagram e do Facebook, sendo que no primeiro, o Carrossel é o tipo de publicação mais envolvente, lado a lado com posts em vídeo.

Figurinhas e chamadas de ação através do STORY/STORIES

Após o sucesso das figurinhas de enquete e quizz, o Instagram criou novas figurinhas, tanto para incentivar a interação com o público, quanto para apoiar causas e estabelecimentos. Alguns dos “stickers” mais recentes são o Desafio – para desafiar amigos e seguidores em brincadeiras; o de Doação, o de Agradecimento e o Fique em Casa – estes últimos criados para mostrar apoio aos profissionais que estão na luta diária contra a COVID-19 e incentivar a solidariedade. Além desses, foram criadas figurinhas com o intuito de impulsionar vendas e pequenos empreendedores: a de “apoie as pequenas empresas”, que funciona como uma menção do local, e também o botão “pedir refeição”, feito para empresas direcionarem pedidos através do seus stories.

BÔNUS: Você percebeu que a rede continua com a omissão de likes? Depois da polêmica e várias fases de teste, esse detalhe se manteve fixo – agora, apenas o dono da conta consegue ver sua quantidade de likes. E outra novidade que está por vir é a de criar respostas automáticas para os seus Story! Viu só como é importante se manter antenado nas mudanças? Utilizando as ferramentas, o seu negócio pode ser muito beneficiado!

Compartilhe este conteúdo