Faça seu planejamento de marketing digital em 5 passos.

Sumário

Atrair clientes sem um planejamento de marketing digital é como atravessar nadando um rio com correnteza: você pode até conseguir, mas terá que se esforçar bastante. Agora, imagina se tivesse um barco motorizado para te levar à outra margem. Certamente chegaria ao seu destino com muito mais facilidade. Esse é o diferencial entre quem tem um planejamento de marketing online e quem não tem.

A utilização de conteúdos para mídias online como suporte às estratégias comerciais é uma prática que muitas empresas já vêm seguindo, seja qual for o segmento ou o porte. É um caminho promissor para aumentar o fluxo de vendas e destacar a sua marca no mercado.

Para te ajudar a criar seu planejamento de marketing digital, fizemos um guia com os 5 passos para você começar a montar seu planejamento agora mesmo. Boa leitura!

1. Analise a situação

Antes de qualquer ação, você precisa sondar o cenário para entender a conjuntura em que se encontra o seu segmento, como a concorrência está agindo, o que você pode fazer para ser mais competitivo e verificar a sua posição estratégica dentro do mercado. A partir desse estudo, você apontará as suas forças, suas fraquezas, as ameaças e as oportunidades. Algumas técnicas, como a Matriz SWOT, ajudam a identificar os fatores internos e externos que são favoráveis e desfavoráveis, além de conseguir especificar quais são os riscos e as vantagens para seu negócio. Com essas informações, você poderá montar um planejamento de acordo com as suas possibilidades dentro do mercado.

2. Defina suas personas

A seguir, é o momento de criar um personagem que vai representar o seu cliente ideal. Você deverá atribuir a esse personagem o máximo de características possível: idade, sexo, escolaridade, salário, estilo de vida, comportamento online e interesses. Quanto mais detalhada for sua persona, mais direcionado será o conteúdo que você levará a ela. E quanto mais preciso for na abordagem das necessidades da sua persona, maiores são as chances dele ser captado pelo conteúdo que você produziu e escolher a sua marca como solução para suas necessidades.

3. Estabeleça seus objetivos

O que pretende alcançar com o planejamento de marketing? Você pode aumentar o número de vendas, melhorar a participação no mercado, aumentar a retenção de clientes ou fortalecer sua marca nas mídias digitais. Sejam quais forem as suas intenções, o mais importante é que essas metas sejam alcançáveis, mensuráveis, relevantes e com um prazo bem definido. Como explicado no primeiro passo, uma análise preliminar do seu segmento poderá te ajudar a definir melhor quais objetivos deverá alcançar.

 4. Determine as estratégias e ações

Agora que já sabe quais são as suas metas, é hora de planejar as estratégias e ações para alcançá-las. É fundamental fazer um detalhamento do que será realizado, definir ações para cada um dos objetivos estabelecidos e padronizar cada parte das suas atividades. Lembre-se de focar no comportamento do seu público, levando em consideração em quais mídias online ele está mais ativo e quais são as suas maiores necessidades. Nessa etapa, alguns exemplos de estratégia que você pode utilizar são o Inbound Marketing, Marketing de Influência, SEO e redes sociais.

5. Monitore os resultados

Não adianta você fazer um bom planejamento de marketing digital e não acompanhar as métricas de cada uma das iniciativas. Analisar o retorno das suas ações ajuda a traçar novas estratégias e a manter um maior controle sobre os resultados esperados. Importante dizer também que quanto mais minucioso for no acompanhamento dos resultados, mais certas serão as suas decisões durante todo esse processo.

BÔNUS – Invista em especialistas em marketing digital

Investir em um time de profissionais especialistas em marketing digital é uma maneira de ser mais assertivo nas estratégias, otimizando tanto tempo quanto investimento, além de potencializar os resultados.

Criar um departamento de marketing pode custar caro porque irá demandar contratações de diferentes profissionais e aumento das atividades internas da sua empresa. Assim, contratar uma agência de marketing digital pode ser a solução mais vantajosa para chegar mais rápido nos seus objetivos e com o melhor custo benefício. Se tem interesse em saber como nossa equipe de experts pode te ajudar, clique aqui.

Compartilhe este conteúdo