Aprenda a calcular o retorno sobre o investimento em marketing online.

Sumário

Como saber qual o retorno sobre o investimento em marketing on-line da sua empresa? 

Conhecer as métricas do retorno sobre o investimento em marketing on-line da sua empresa é de extrema importância para mensurar a eficiência das estratégias aplicadas, otimizá-las e saber quando desistir de alguma ação. 

Como saber que um planejamento de marketing é realmente bom? Como medir o seu alcance e eficiência, será que isso é possível? 

Diferente da publicidade e do marketing tradicional – que não consegue medir suas métricas – o marketing on-line consegue rastrear os seus resultados e descobrir todas as informações necessárias para avaliar se uma estratégia foi ou não boa, e  assim, temos o ROI. 

Através dessas análises, você conseguirá ter uma estratégia de marketing mais assertiva, reduzir gastos desnecessários e investir de maneira que seu retorno seja mais do que satisfatório. 

Nesta matéria, você irá aprender como calcular o retorno do seu investimento em marketing on-line, suas vantagens, métricas a considerar e como o Inbound Marketing fará toda diferença.

Boa leitura!

O que é o retorno sobre o investimento (ROI)?

Uma das primeiras perguntas que todos fazem quando começam a investir em marketing é: o que é o retorno sobre o investimento, ou melhor, o ROI? 

ROI é a sigla em inglês para Return on Investiment, mas calma, não precisa se desesperar com o termo em inglês, ele significa exatamente o que falamos logo acima, Retorno sobre Investimento. 

Trata-se de um termo muito utilizado dentro do marketing e da publicidade para mensurar os resultados positivos e negativos obtidos a partir de um orçamento investido.

Como o ROI pode determinar o sucesso do meu negócio?

Toda empresa possui dois tipos de gastos, os custos e os investimentos, e a diferença entre eles está nos resultados que podem gerar. 

Os custos estão relacionados ao que a empresa gasta para manter sua operação em funcionamento ou entregar o seu serviço; Por sua vez, o investimento é um gasto que idealmente trará maior rentabilidade para a empresa. 

Assim, com o cálculo do retorno sobre o investimento, a corporação pode tomar decisões certeiras sobre como o seu dinheiro está sendo gasto dentro das estratégias de marketing, ou seja, acompanhar os resultados de campanhas, ações de marketing, retenção de clientes, ferramentas de otimização de serviço, anúncios pagos, plataformas e muito mais. 

Será que suas ações de marketing estão impulsionando as suas vendas? O ROI pode te responder essa pergunta!

Vantagens de calcular o ROI do marketing 

O ROI é uma das métricas mais importantes quando estamos lidando com investimentos, não apenas por mostrar se você está de fato tendo algum retorno, como também para guiar suas próximas ações. 

Separamos algumas das principais vantagens de calcular o ROI do marketing da sua empresa, vamos conferir!

Corte de gastos e aumento dos lucros

Realizando campanhas teste A/B, analisando resultados de visita, geração de leads e conversão, a equipe responsável pode  cortar gastos com as estratégias que não estão trazendo resultados e investir naquelas que já se mostraram eficientes e consistentes. 

Dessa forma, o ROI irá guiar quais ferramentas serão utilizadas, quais plataformas devem ser abandonadas, quais os públicos devem ser focados pois trouxeram um retorno maior após testes. 

Resultados mais realistas

Quando se trata de investimentos, uma empresa não pode atuar se baseando em subjetividades. 

Para conquistar bons resultados, é preciso se basear em números, fatos e métricas!

Através do ROI, a empresa “sai do escuro” com relação aos seus resultados e consegue ter certeza do que está dando certo ou não. 

Melhora na definição de metas

Quando se sabe qual é o seu investimento, quais campanhas estão dando resultado, qual o público mais qualificado para conversão, entre outros, sabe-se que é possível otimizar esses resultados.

Conhecer os seus resultados te permite abandonar os pontos fracos da sua estratégia, encontrar novas abordagens, melhorar ainda mais seus pontos fortes e criar novas e alcançáveis metas visando o lucro da sua empresa

Resultados mais duradouros

Na internet as coisas ocorrem em questão de segundos. Em um momento, algo viraliza e instantes depois, ele simplesmente some. 

Quando estamos lidando com o financeiro de uma empresa e da sua marca, isso não pode acontecer!

Através das estratégias corretas, já testadas e comprovadas, torna-se mais fácil traçar planos para conquistar resultados duradouros. 

Empresário tendo retorno sobre investimento

Como calcular o ROI?

Já mostramos o que é o ROI, quais as suas vantagens e agora mostraremos como calcular o ROI da sua empresa. 

Não se preocupe que você não terá que ser formado em matemática para compreender os cálculos, confira: 

A fórmula para se calcular o ROI é:

ROI = (receita – custo / custo) x100

O resultado dessa fórmula será em porcentagem, que irá permitir que você tenha uma visão mais clara dos seus resultados para elaborar as melhores estratégias de ação. 

Você deve estar se perguntando, como eu sei o que foi receita e o que foi custo? Simples! tenha em mãos todas as informações do que foi gasto, por exemplo: 

  • Custo com mídia;
  • Custo de aquisição e vendas;
  • Custo com consultorias, cursos e treinamentos;
  • Custos técnicos (ferramentas utilizadas);
  • Tempo  investido. 

Isso é o seu custo, ou seja, aquilo que foi gasto para colocar seu planejamento em ação. 

A receita é todo o valor arrecadado com aquele projeto. No entanto, muitas pessoas erram ao calcular sua receita pois englobam todo o resultado mas ele deve ser separado por setores, campanhas ou ações. 

Vamos a um exemplo prático?

Sua empresa investiu em marketing digital neste mês um total de R$5.000,00 e com o final da campanha foi constatado que naquele mês você vendeu R$50.000,00. 

ROI = (50.000 – 5.000 / 5.000) x 100

O resultado do seu ROI foi 900%. 

6 métricas que importam na hora de calcular o Retorno sobre Investimento

Mesmo que a conta para o ROI seja fácil de ser feita, ainda requer bastante cuidado para listar o que foi gasto e o que foi receita daquela ação. 

Por isso, separamos 6 métricas importantes para a sua equipe de marketing ou agência de marketing responsável considerar na hora que for calcular o seu ROI:

  • Valor vitalício do cliente;
  • Porcentagem de clientes gerados pelo Marketing;
  • Porcentagem de clientes influenciados pelo Marketing;
  • Custo por aquisição de Cliente;
  • Tempo de retorno do CAC.

Como ter um ROI positivo com o Inbound Marketing?

Retorno sobre o investimento no inbound marketing

O Inbound Marketing é definido como um conjunto de estratégias, técnicas e posturas para a atração do consumidor. 

Hoje, sempre que tivermos uma dúvida, vamos ao Google pesquisar! Agora, imagine que toda pessoa que pesquisa sobre o seu serviço ou produto, acabe te encontrando em poucos segundos, resolvendo uma dor, oferecendo um serviço, levando uma explicação…

O Inbound Marketing faz com que os clientes vão até você, guiando-o por todo um caminho para que ele entenda suas dores, suas soluções e passe a desejar a solução que você oferece.  

E por que o Inbound Marketing consegue te gerar um ROI maior do que marketing tradicional, também conhecido como Marketing de interrupção? 

Além de oferecer conteúdo de qualidade que fortalece a sua marca e te garante expertise no assunto, o Inbound também otimiza seu setor de vendas, garantindo que o tempo seja gasto com clientes qualificados. 

Com o Inbound, você também consegue rastrear as suas métricas e aumentar o seu ROI com conteúdos de qualidade e ações específicas para o seu cliente ideal.

Outras grandes ações do Inbound Marketing, são: 

  • Aumenta a visibilidade da sua empresa/marca;
  • Diminui o custo de aquisição de seus clientes;
  • Atrai clientes em potencial;
  • Gera conteúdos que fazem diferença;
  • Otimiza o processo de vendas. 

Você quer aumentar o seu ROI com o Inbound Marketing? Então clique aqui para fazer o seu orçamento. A Wferraz conta com profissionais especialistas em Inbound Marketing prontos para executar essa estratégia no seu negócio e aumentar as suas vendas.

Compartilhe este conteúdo