Em determinado momento da sua estratégia de marketing você pode se deparar com a seguinte dúvida: aquisição ou retenção de clientes: em qual devo investir?
A resposta é simples, prática e direta: nos dois! Sem cliente você não trabalha retenção. E se você não retém clientes para voltar a comprar da sua marca, passará dia após dia correndo atrás de novos.
Gerar e reter clientes são dois lados de uma mesma moeda. Os dois processos devem estar conectados e serem trabalhados em conjunto. Quer entender mais sobre o conceito e o papel de cada um deles? Acompanhe a leitura!
Diferenças entre aquisição e retenção de clientes
Já ficou claro que para criar políticas de retenção, primeiramente, é preciso encontrar novos clientes e depois trabalhar para fidelizá-lo.
Veja a seguir as principais diferenças entre os dois conceitos e aproveite para analisar se sua estratégia de marketing está alinhada com ações entre aquisição e retenção de clientes. Vamos lá?
O que é aquisição de clientes?
Aquisição de clientes nada mais é do que atrair novos clientes para fechar negócios.
Se você quer crescer, precisa de mais clientes. Por isso, quando se trata de aumentar receita, a aquisição é uma das estratégias mais óbvias a seguir.
Só com um amplo leque de clientes em ascensão é que será possível implementar novas metas e objetivos para sua empresa. Naturalmente, as marcas que ganham clientes com mais velocidade são as que mais se destacam no mercado.
Aqui devemos levar em consideração o custo de aquisição de clientes. O famoso CAC pode aumentar rapidamente, considerando o fato de que muito do processo de captação de novos clientes requer fortes investimentos.
Lembre-se que tentar vender para alguém que não conhece seu negócio significa que você terá que fazer mais esforços para convencê-lo a comprar o seu produto.
O que é retenção de clientes?
Um pensamento defendido por nomes de peso do Marketing contextualiza que é mais fácil vender várias vezes para um cliente e agradá-lo do que vender para vários e agradar a todos.
E qual é o significado dessa frase? Retenção de clientes, que se define em manter um relacionamento com o público que já comprou de você, além de assegurar que essas vendas sejam recorrentes.
Estratégias de retenção de clientes são importantes para manter a boa rentabilidade dos negócios. Além da garantia de novos fechamentos, ter uma base de clientes estável significa criar um público cativo, que se torna defensor da sua marca.
E tem mais: reter custa menos do que atrair novos cliente. Do ponto de vista objetivo, é muito mais prático conquistar clientes que já conhecem você do que aqueles que nunca ouviram falar da sua marca.
O que minha empresa precisa: aquisição ou retenção de clientes?
Escolher entre aquisição ou retenção de clientes é um tiro no pé! Lembre-se que o crescimento da sua marca focado em clientes é tanto uma tática de conquistar quanto de fidelizar.
Para atingir esse objetivo você não pode se dar ao luxo de ignorar um para focar no outro.
É importante ressaltar que atingir a satisfação do seu cliente não é o suficiente para retê-lo. Hoje em dia a concorrência está cada vez mais forte e seu produto pode ser facilmente replicado por outra marca.
Mas sabe o que não pode ser copiado? A experiência que o seu negócio oferece para o consumidor. É isto que fará com que ele volte a comprar de você.
Sucesso do cliente: por que devo investir?
O sucesso do cliente é o seu sucesso. Citando Lincoln Murphy, uma verdadeira referência da área, entendemos que:
“Sucesso do cliente é quando seus clientes alcançam os resultados desejados através dos pontos de interação com a sua empresa.”
Não é nenhuma novidade que o público consumidor está cada vez mais exigente e procura por um serviço ou produto que, além de o atendê-lo, supere sua expectativas.
Por isso, é preciso fazer negócios que sejam bons para os seus clientes e que gerem uma percepção positiva da sua marca no mercado.
Não se esqueça de sempre mensurar se os clientes estão, de fato, tendo resultado e uma boa experiência com seu produto ou serviço.
Quando o serviço que você oferece não atende as expectativas do consumidor, ele vai procurar por soluções melhores na concorrência.
Aquisição é muito importante, mas deve andar de mãos dadas com a retenção. É a partir de clientes satisfeitos que você consegue novos com muito mais tranquilidade.
Parece óbvio, mas ainda muitos gestores falham na estratégia quando optam pela aquisição ou retenção de clientes.
Trabalha-se tanto para conquistar o novo cliente e, fechado o contrato, não se inicia um novo funil, que seria o de retenção para manter essa pessoa na base.
Tome cuidado! Além da entrega eficiente, lembre-se de definir estratégias que garantam a qualidade do relacionamento para que o cliente volte a procurar por você, ok?
Gostou do artigo? Esperamos ter te ajudado a entender que as duas abordagens são importantes para o crescimento da sua marca!