O que BBB e Marketing Digital têm em comum? O fenômeno Juliette nos conta!

Sumário

O que BBB e Marketing Digital têm em comum?

Atenção, preste muita atenção: a décima primeira edição do reality Big Brother Brasil chega ao fim nesta terça-feira, 05/05! Queremos saber: quem vai ganhar o programa? Se você acompanha, deve ter pensado: a maquiadora, advogada e paraibana, Juliette Freire! 

É unanimidade: ela lidera as pesquisas como a favorita para levar os 1,5 milhões de reais. E isto não é para menos!

Certo, mas por que estamos escrevendo sobre isso e o que um programa de TV tem a ver com o mundo do marketing digital? O que BBB e Marketing Digital têm em comum?

Alguns números podem te dar uma noção: o usuário no Instagram da sister Juliette chegou aos 20 milhões de seguidores em três meses de programa, com alcance médio no Instagram de 15 milhões de contas por dia. Ela também já atingiu números de 123 milhões de interações, e quase 5 milhões de likes em um único post!

A postagem de comemoração à sua sobrevivência a um paredão conquistou 1 milhão de curtidas em apenas seis minutos: número que empata com a cantora Billie Eilish, que teve a mesma quantidade em uma publicação feita em Março. O número é superior a grandes nomes internacionais da indústria pop. 

Dados de marketing digital mostrando a quantidade de interações no perfil da juliette
Números revelados pelo head de marketing do time Juliette.

Qual a fórmula do sucesso?

Tamanho engajamento gerou burburinhos de que os administradores da conta estavam comprando seguidores. Foi então que a equipe de marketing da paraibana abriu o jogo e contou um pouco sobre como foi atingir esse sucesso:

 “Não vamos esquecer que estamos falando de pessoas reais e não só de uma estratégia. A verdadeira chave desse sucesso continua sendo a Juliette e tudo que estamos fazendo aqui é dar todo o suporte possível pra ela”, escreveu Huayna Tejo, head de marketing do time Juliette.

De início, a conta da participante era gerida apenas por uma amiga, a Déborah Vidjinsky,  com auxílio de outro amigo, o Huayna Tejo. Com a demanda grande, a Déborah acionou mais profissionais, incluindo Têca Falcão que tem 15 anos de experiência em marketing digital. Ao todo, o time tem 18 pessoas que trabalham em diferentes segmentos.

A equipe se reserva para que esteja sempre alguém on-line. Além disso, o trabalho acontece nas seguintes frentes:

  • – Produzir conteúdos; 
  • – Fazer a cobertura do que acontece na casa; 
  • – Gerir os perfis em diferentes redes; 
  • – Interagir com os fãs; 
  • – Promover a interação com outros participantes e marcas; 
  • – Monitorar os efeitos de todo o trabalho!  

Não existe uma fórmula secreta, muito menos um tiro de sorte! A marca Juliette foi construída com trabalho, organização, análise de dados, interação e, principalmente, com o grande diferencial: a narrativa da Juliette!

Por que o público se conecta tanto com a Julliete? 

A Juliette teve uma trajetória de protagonismo dentro do Big Brother desde o momento em que foi excluída pela casa. Mas, não foi seu papel de vítima que trouxe o destaque. Ela se tornou um ícone pela mensagem de superação: nordestina arretada, auto suficiente, e, acima de tudo, não abriu mão de seu caráter para ser aceita pelo público.

Publicação do perfil da @juliette com a foto dela escrito: 16+1 milhões. Obrigada!
Criatividade e conexão com o público: a forma de anunciar os seguidores foi uma forma de comunicar o posicionamento político da Juliette.

Em tempos de incertezas e instabilidades, a audiência busca por um herói pelo qual se conectar! Juliette trouxe representatividade, carisma e uma narrativa com potencial de ser explorado! E foi isso que a equipe de marketing fez: a estratégia de marketing foi criar um elo entre a participante e público.

Big Brother, engajamento e fábrica de lucros:

Toda a visibilidade conquistada pela sister tem atraído a atenção de diversas marcas, tanto dos patrocinadores do BBB, como outras marcas que aproveitam a popularidade de Juliette para atingir o público dela.  

Juliette gerou buzz e não falar sobre ela, faz com que as marcas não estejam conectadas com os assuntos do momento.

Publicação do perfil do instagram da Netflix escrito: "24 milhões, obrigada"
Brincando com a quantidade dos seguidores da paraibana, a Netflix comemora seus 24 milhões de seguidores com uma identidade visual que lembra a adotada pelo instagram de Juliette, além da clara referência ao seu sucesso de engajamento.

É possível que com o engajamento conquistado, as possíveis oportunidades de contratos publicitários com a paraibana façam ganhar mais que o próprio prêmio do BBB.

É importante trazer para a cena que as contas de patrocínio do reality são disputadas por grandes marcas. Além disso, muitas delas buscam na repercussão do programa conteúdos contextualizados para aumentarem seus engajamentos nos canais de comunicação.

E é isto que BBB e marketing digital tem em comum…

O reality da TV Globo, ainda que após 20 anos de exibição, se configura como um grande gerador de conteúdo que pode ser explorado por marcas para gerar sua relevância e destaque!

O melhor case é o da própria participante, Juliette Freire, que explorou todo o potencial de sua imagem, dentro de uma vitrine nacional para gerar relevância e criar sua forma de ditar uma tendência. 

E sua marca? Surfou nos conteúdos do BBB? Não subestime o poder daquilo que está na boca do povo!

Compartilhe este conteúdo