Contratar uma consultoria em marketing digital envolve uma pré-disposição do empresário em aceitar possíveis mudanças na cultura de seu negócio, a partir de conselhos de um profissional qualificado. Consultoria, resumidamente, é isso.
Caso contrário, se o empresário ainda acredita ser o senhor da razão e que é ele quem dita as regras, mesmo em um cenário conturbado e com o seu negócio fadado ao fracasso, por favor, não prossiga com essa leitura. Ela pode ser em vão e lamentamos pela forma de pensar e agir desse gestor.
Segundo o dicionário Michaelis:
con·sul·to·ri·a
sf
1 Ato ou efeito de dar consultas, conselhos, orientações, sugestões.
2 Ação ou efeito de um especialista emitir um parecer técnico ou orientação profissional sobre um assunto de sua especialidade.
3 Cargo ou função de consultor; o conjunto dos consultores.
4 Local onde trabalha o consultor.
Neste caso, o consultor é especialista em marketing digital, um ser humano capaz de orientar uma empresa ou outro profissional sobre como canalizar suas energias e investimentos em oportunidades de concretizar negócios a qualquer hora do dia e da noite, onde o cliente estiver.
O “velho marketing” ou marketing tradicional dependia de um fator predominante: a ação estar exatamente na mesma hora e lugar que o cliente, fosse a inserções caríssimas em rádio e TV ou na entrega de panfletos ou com a sorte de ser visto em outdoor em meio ao trânsito, além de outros meios.
Além do fator predominante citado, consegue imaginar o dinheiro perdido para movimentar ações ao público em massa, com mínimas chances de converter em vendas, seja de produtos ou serviços?
Será que a dona de casa realmente estaria pensando em adquirir algo durante os capítulos finais de sua novela preferida? Depois que a novela acabou, será que ela se lembraria da propaganda? Aliás, será que durante o intervalo, ela realmente permaneceu diante da TV?
Durante a correria do dia-a-dia, mesmo com a relevância de uma promoção em panfletos, quantos pegam e leem com a chance de se inclinar a comprar? A oportunidade foi até seu negócio ou seu negócio foi “empurrado” para uma pessoa “x”?
Aí é que está a grande sacada do marketing digital. Suas ações, devidamente orientadas por um consultor especialista, não terão custo. Se tornarão investimentos.
Te explico
Custo é o preço que se paga para comprar algo. Você pode comprar anúncios em mídias de massa, impressão de milhares de panfletos que sujarão toda a cidade culminando em enchentes por conta da má educação de pessoas que pegaram algo que você ofereceu e sequer se deu o trabalho de analisar, e tantas outras coisas.
E gastar em pessoas para ficarem com um microfone em frente à loja e em spots publicitários? Você se limita às pessoas que estão transitando pela região e sequer pensam em entrar, muito menos comprar. A não ser que a pessoa esteja lá consciente do que vai fazer.
Você gasta com isso? Pare, já está ficando chato essa poluição sonora e seu dinheiro pode ser empregado em tantas outras coisas.
Já o investimento é resultado da aplicação do seu dinheiro. Você paga por oportunidades tendo ferramentas trabalhando para isso. Ninguém vai pegar seu material sem ter realmente interesse – e o melhor, material que não polui e não passa por segundos e vai embora. Ele é permanente, fica até as oportunidades se concretizarem.
Como funciona então o marketing digital?
Diferente dos outros meios de se fazer marketing, no digital o cliente não é atraído por um preço que depois ele pode encontrar algo mais em conta no concorrente.
Assim como citamos no artigo Empresário local: como se preparar para a chegada das grandes marcas e redes?, um concorrente pode ter o mesmo produto com o mesmo preço, mas a empatia na relação empresa x consumidor será determinante.
Com o marketing digital, seu cliente terá valores agregados, como conteúdos relevantes sobre algo de seu interesse.
O marketing digital permite um planejamento a médio e longo prazos, a construção de uma autoridade com sua marca, envolve valores imensuráveis em prateleiras e muito mais. Tudo isso entregue diretamente a quem realmente se interessa por seus produtos e serviços.
Ah, e quer saber de algo muito interessante? Toda estratégia de marketing digital é mensurável. É possível saber o quanto se investiu para ter determinado retorno, que pode chegar a patamares de 300% de ROI (Retorno Sobre Investimento, na sigla em inglês), com até 60% a menos de recursos.
Então, por que contratar?
É importante que fique claro que a estratégia que deu certo para um pode não dar para outro semelhante. Por isso é necessário contratar um consultor especialista em marketing digital.
Antes de contratar, peça seu portfólio, veja opiniões de clientes, investigue o quanto ele é realmente qualificado para o exercício de sua função. Pode parecer bobeira, mas ainda existem muitos fakes espalhados pela internet, acredita?
Onde encontrar esse profissional?
Pois bem, se você chegou até aqui é porque está em busca desse profissional ou de conteúdo relevante sobre o tema, certo? Não importa o meio utilizado para se chegar, o legal de tudo isso é estarmos juntos e prova de que uma estratégia de marketing digital funcionou.
Veja só em que site está. WFerraz Marketing Digital. Mágica? Não, oportunidade de concretizarmos o melhor negócio para o seu negócio.
Lembra-se das dicas elencadas um pouco mais acima? Você encontra tudo aqui, navegando pelo nosso site.
Ainda tem dúvidas? Comente ou veja como entrar em contato com nossa equipe.