Ao atrair mais clientes, sua empresa precisa tomar alguns cuidados.

Sumário

Com a maior participação das pessoas nos meios digitais, temos um cenário promissor, pronto para ser amplamente explorado pelas estratégias de marketing de atração e conversão de clientes. Porém a missão que vem depois talvez seja a mais complicada e certamente você irá precisar de ajuda.

Atrair clientes é um grande desafio, mas com alguns cuidados você consegue fidelizá-los e trazê-los definitivamente para a sua base. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos 6 dicas que você pode conferir abaixo. Boa leitura!

1. Cumpra as promessas que fez

Ao vender um produto ou serviço você precisa entregá-lo conforme o prometido, respeitando o prazo estabelecido. Dessa forma, quando se pretende atrair novos clientes, é indispensável um bom planejamento de estoque ou, no caso dos prestadores de serviço, uma análise minuciosa do potencial de entrega da sua equipe. Ofereça apenas o que você pode entregar e garanta uma experiência primorosa na primeira compra. Assim, ele vai se sentir seguro e certamente voltará a comprar.

2. Não deixe seu cliente sem uma resposta

A comunicação com o cliente é algo extremamente importante numa relação comercial. Não há nada pior do que ser ignorado quando se tem uma dúvida ou precisa urgentemente de um suporte. Por isso, esteja sempre atento aos seus canais de comunicação com o cliente. Qualifique uma equipe específica para o suporte ao consumidor ou busque por ferramentas que ajudem na automatização do atendimento, como a plataforma Huggy.

3. O mantenha sempre bem informado

Quanto mais você oferece informações sobre aquilo que seu cliente está comprando, melhor. Mesmo depois da venda, continue produzindo e entregando conteúdo que seja atrativo, educativo e útil para seus clientes. Constantemente, o mantenha informado através de e-mail, blog posts, redes sociais, whatsapp, etc. Outra comunicação muito importante são as informações transacionais, como avisar que o produto está em fabricação, se já está pronto para o envio e o prazo de entrega.

4. Personalize o atendimento

Agora que conseguiu atrair mais clientes e já os conhece bem, é hora de solidificar ainda mais essa relação. Já dissemos em tópicos anteriores, mas é extremamente importante destacar a diferença que faz ter uma comunicação contínua e efetiva. É fundamental ter um processo de pós-vendas e continuar mantendo contato direto com seus clientes. Peça para eles avaliarem as experiências de compras e o atendimento, esse feedback é indispensável para melhorar o relacionamento. Quanto mais aprofundar essa relação, maiores serão as chances de você saber o momento exato de fazer uma oferta personalizada.

5. Tenha processos bem definidos

Você precisa definir, detalhar, padronizar e observar minuciosamente cada uma das partes do fluxo de vendas, desde o momento da conversão até o pós-venda. Avalie quais ações serão mais convenientes em cada uma das etapas e tenha o domínio de todo o processo. Fazendo isso, você vai poder monitorar com mais precisão cada um dos momentos, além de diagnosticar os problemas e superar os obstáculos que surgirem. Softwares de CRM, como o RD Station, podem te ajudar a registrar toda essa jornada com mais exatidão.

6. Tenha parcerias estratégicas

Você pode até tentar criar o planejamento de marketing para atrair clientes por conta própria, mas talvez não tenha o domínio das ferramentas e estratégias necessárias para ter um bom resultado. Por isso, acaba não aproveitando todo o potencial que existe no mercado e consequentemente atrai clientes a um custo mais alto do que poderia, prejudicando a lucratividade e desperdiçando o seu investimento.

Muitas empresas não se organizam adequadamente para atrair clientes e, logo em seguida, não conseguem manter uma comunicação eficiente com a sua base de consumidores. Esse é um erro grave. Um público maior requer um aumento na sua capacidade de lidar com essas pessoas.

Para resolver isso, você pode contar com a parceria da WFerraz que é especialista em marketing digital e certificada como agência de inbound marketing pela RDStation. Receba uma proposta exclusiva para os seus objetivos de negócio clicando aqui.

Compartilhe este conteúdo