Entenda tudo o que você precisa saber sobre gestão de pessoas para humanizar a sua empresa
A gestão de pessoas e o setor de relacionamentos humanos (RH) costumam ser confundidos ou até mesmo associados um ao outro, mas são setores diferentes, cada um com seus objetivos e metodologia distintos.
O setor de Recursos Humanos surgiu no final do século XIX visando solucionar os conflitos entre as metas das empresas e os objetivos pessoais dos colaboradores.
Ao longo dos anos, o RH passou por várias mudanças, entre elas, deixou de focar no alcance máximo da empresa para focar em seus colaboradores.
Por sua vez, a gestão de pessoas associa políticas, práticas, habilidades, métodos e técnicas para gerenciar os comportamentos internos dos colaboradores, visando potencializar o desempenho com o máximo de qualidade organizacional.
Você com certeza já ouviu falar que o bem mais valioso da sua empresa são seus colaboradores, afinal, a empresa pode trabalhar com a última tecnologia do mercado, ter inúmeros clientes, oferecer bons salários e possibilidade de crescimento, mas, se não conseguir que o colaborador se conecte à cultura organizacional e se sinta estimulado com o seu trabalho, todo o sucesso pode desaparecer.
Nessa matéria você irá entender tudo o que precisa saber sobre gestão de pessoas, seus benefícios, dores e como implementá-la na sua empresa. Continue lendo!
Entenda o que é a gestão de pessoas
O termo gestão de pessoas é algo amplo e muitas vezes mal compreendido. De forma sucinta, a gestão de pessoas refere-se ao departamento responsável por administrar o capital humano de uma empresa, conforme suas características, expectativas, demandas, talentos, exigências e anseios.
Seu foco é transformar o ambiente organizacional em um bom ambiente de trabalho, e que seja capaz de oferecer relações saudáveis, para que a empresa consiga alcançar o máximo de desempenho dos seus colaboradores.
Podemos dizer, então, que a gestão de pessoas é a ferramenta capaz de promover a ordem e o bem-estar em benefício de um empreendimento por meio da capacitação, participação, desenvolvimento e envolvimento do profissional na empresa.
Desta forma, a gestão de pessoas baseia-se em medidas que visam a constante evolução dos funcionários e que pode favorecer o clima organizacional tanto em projetos individuais quanto no trabalho em equipe.
Pode parecer algo simples, mas a gestão de pessoas, além de ser fundamental para o bem-estar do colaborador no ambiente de trabalho, é algo extremamente delicado por estar lidando diretamente com particularidades de cada um, necessitando de uma postura de liderança e estratégica.

Gestão de pessoas além do RH
Como falado anteriormente, a gestão de pessoas possui um trabalho diferente do trabalho realizado pelos recursos humanos, então vamos entender um pouco mais sobre essas diferenças.
O recursos humanos por muito tempo foi o setor responsável por cuidar dos trabalhadores, mas conforme se atualizou, assumiu um papel mais estratégico e atualmente, funciona como um fornecedor dos instrumentos necessários para que a Gestão de Pessoas faça seu trabalho.
O RH também trabalha com a identificação e formação de líderes, desligamento de colaboradores, seleção de profissionais adequados, promoção de recursos financeiros, cuidado nas relações trabalhistas e outros.
Por sua vez, a gestão de pessoas irá trabalhar para se certificar que esses profissionais escolhidos pelo RH encontrem um bom ambiente de trabalho, que se sintam motivados, incluídos à comunidade organizacional e encontrem oportunidades justas de crescimento dentro das suas expectativas.
Entenda a importância de uma boa gestão de pessoas
O capital humano, ou seja, o trabalhador, é o bem mais valioso de uma empresa. Sem ele, todos os setores de uma empresa não funcionam, consequentemente levando a empresa à falência.
São os profissionais os maiores responsáveis pelo bom desenvolvimento de uma empresa, e isso precisa ser valorizado.
Por meio de suas técnicas, a gestão de pessoas bem-feita consegue impactar positivamente a empresa, apresentando vantagens significativas, como:
- Melhores contratações;
- Aumento da produtividade e motivação;
- Otimização de atração e retenção de talentos;
- Melhora do ambiente de trabalho;
- Proporciona senso de propósito;
- Estimula o comportamento colaborativo;
- Incentiva a inovação e a criatividade;
- Promove a satisfação;
- Acompanha a evolução pós-treinamento;
- Cria políticas favoráveis;
- Incentiva boas práticas de integração;
- Gera engajamento.
Os 4 pilares da gestão de pessoas
Toda boa estratégia possui seus pilares que são responsáveis por oferecer resultados eficientes.
Separamos os quatro principais pilares da gestão de pessoas, confira!
Liderança
Todo ambiente corporativo necessita de um líder, e seu papel é fundamental para ter uma boa equipe.
Um líder precisa estar consciente do seu papel e apto para corrigir eventuais falhas de forma certeira, sem diminuir o trabalhador ou desmotivá-lo. A liderança estratégica não motiva apenas uma pessoa, ela é capaz de fazer com que toda uma equipe alcance o mesmo objetivo.
Exatamente por isso a gestão de pessoas tem como objetivo treinar e capacitar seus líderes, pois esse papel vai muito além de conhecer os pormenores técnicos, mas necessita de bastante carisma, visão humanizada e ótima comunicação.
Comunicação
Todo o trabalho da gestão de pessoas e suas estratégias dependem de um hábito que muitos se esquecem, manter uma comunicação clara e direta com os colaboradores.
Isso evita boatos, ansiedade, medo pela falta de informações e evita o mal-estar na equipe.
Esse hábito também proporciona maior segurança para que os colaboradores possam expor suas opiniões e ideias e auxilia a difundir a cultura organizacional, garantir que todos entendam os valores e hábitos da empresa.
Além disso, facilita a rápida resolução de possíveis conflitos e auxilia na integração entre profissionais e departamentos.
Envolvimento
O envolvimento dos colaboradores nos projetos pode ser aquilo que irá destacar a sua empresa dos concorrentes.
É importante torná-lo o centro das atenções dos seus projetos, afinal, o sucesso vem do seu ritmo e da sua força de trabalho, por isso, reconhecê-lo como peça fundamental é extremamente necessário.
A gestão de pessoas visa envolver os colaboradores e despertar o desejo de contribuir com algo que é positivo e relevante para a empresa.
Motivação
A motivação é o diferencial que trará mudança no espírito de socialização do colaborador com a sua equipe.
Sabendo que o ser humano é naturalmente sociável e busca identificação com o seu meio, criar estratégias para que o colaborador se sinta acolhido, pertencente à algo grande, aquele que faz a diferença no ambiente corporativo – independente do cargo – é o combustível da motivação que trará grandes lucros a curto, médio e longo prazo.
A falta de motivação é um dos grandes obstáculos para o crescimento de empresas, principalmente por não haver nada que gere essa identificação e valorização.
Erros frequentes na gestão de pessoas
Falamos até agora sobre as diferenças de gestão de pessoas e recursos humanos, sua importância no ambiente corporativo e sua base indispensável, agora, falaremos sobre os erros frequentes que acontecem no gestão de pessoas.
- Ruídos na comunicação;
- Falta de planejamento;
- Foco apenas em resultados;
- Negligência quanto aos treinamentos;
- Processo de recrutamento e seleção indefinidos.

Como implementar o modelo de gestão de pessoas?
Como visto durante toda a matéria, a gestão de pessoas é algo complexo e que depende de muitas estratégias e parcerias para que tenha sucesso.
A gestão de pessoas pode ocorrer sozinha, em parceria com o recursos humanos e com o setor de marketing.
Quando em parceria com o recursos humanos, as estratégias devem ser elaboradas para serem aplicadas desde antes da contratação, selecionando candidatos que tenham maior afinidade com a missão e a cultura da empresa.
Também é necessário a capacitação desses profissionais e gestores, e valorização do seu banco de talentos.
Por sua vez, a gestão de pessoas junto ao marketing dá vida ao endomarketing, como em incentivo à inovação e à criatividade, unido à redução de custos e atividades motivacionais.
Com as práticas do endomarketing, é possível identificar qual a melhor forma de conduzir os projetos e quais instrumentos de comunicação são os mais adequados para chegar ao resultado esperado.
Para que as ações do endomarketing tenham sucesso, é necessário toda a transparência possível para que os colaboradores não se sintam negligenciados.
Assim, com as estratégias bem definidas e aplicadas, será possível envolver os trabalhadores com o estilo da empresa e humanizar as atividades, fortalecendo os laços e transformando o relacionamento entre empresa e empregado.
Agora que você já entendeu sobre a gestão de pessoas, sua importância, como aplicá-la e até mesmo o envolvimento do recursos humanos e do endomarketing, venha conferir nossa matéria sobre como escolher os melhores fornecedores para a sua empresa. Um ponto de extrema importância para o sucesso da sua empresa! Confira aqui