Não ter um plano de marketing pode ser o maior erro da sua empresa.

Sumário

No texto de hoje, nós começamos com um questionamento: para a sua empresa, Marketing é custo ou investimento?

Atualmente, com o sucesso da internet e seu uso no dia a dia, todo empreendedor pode ter acesso a uma forma de fazer publicidade mais acessível e democrática: com as mídias digitais, eles conseguem alcançar os clientes certos seja na sua rua, bairro, cidade ou no mundo. 

Porém, com essa facilidade, há um fator que precisa ser considerado: será que o marketing está sendo feito da forma correta?

Muitas empresas ainda não conhecem muito bem a importância do marketing bem estruturado e, por isso, os consideram como gastos que talvez não sejam tão importantes. 

Por isso, resolvemos explicar por que não investir em um plano de marketing pode ser um grande erro para sua empresa. Mas não se preocupe! Também vamos te ajudar a achar uma forma de resolver este problema! Continue a leitura!

O que é plano de marketing? 

O plano de marketing é o instrumento central para direcionar e coordenar o esforço de marketing. Tal plano pode ser referente à marca em si ou a um produto e serviços específicos. Ele funciona em dois níveis: estratégico e tático. 

No aspecto estratégico, são estabelecidos os mercados-alvos e a linha de ação, por sua vez, o aspecto tático traz os procedimentos a serem adotados, estratégias, ferramentas a serem usadas, incluindo intervenções no serviço/produto, com planos de melhorar a experiência do cliente com a marca.

Como sua empresa pode ser prejudicada sem um plano de marketing?

Caso seu objetivo com o marketing seja desenvolver ações efetivas, fortalecer sua marca ou serviços é preciso fazê-lo com estudo e organização! 

Sem uma boa gestão, não haverá direcionamento para as ações, será difícil atingir objetivos, ver resultados e criar vantagens competitivas no mercado em que está inserido. Prejudica ainda a sua autoridade e potencial de ser conhecido, atraindo mais clientes.

Quando bem desenvolvido, o planejamento de Marketing se torna um verdadeiro mapa que irá direcionar a equipe antes de implementar novas ações nesse âmbito. 

Empresários planejando ações de como atuar no mercado

Os benefícios de elaborar um plano de marketing

Se você acompanhou os conteúdos que mandamos para quem está inscrito em nossa newsletter, aproveite para relembrar os principais benefícios do planejamento de marketing para a sua empresa:

  • Qualificação da sua gestão de marketing;
  • Minimização de erros na tomada de decisão;
  • Ajuda a empresa a definir prioridades e a otimizar o orçamento; 
  • Gera resultados no longo prazo, sendo uma estratégia sustentável; 
  • Comunica ao público interno os rumos que a empresa pretende tomar; 
  • Possibilita o monitoramento e análise das métricas das estratégias implementadas;
  • Possibilita promover ações eficazes, com melhores resultados pelos menores custos; 
  • Comunica ao público externo que há compromisso em solucionar suas necessidades.

É o momento de irmos para a prática! A WFerraz preparou para você um caminho de como elaborar um plano de marketing. Nele você vai conhecer as etapas para que ele seja bem aplicado.

O caminho para elaborar um plano de marketing

O objetivo do guia é orientar gestores e potenciais empresários a planejar ações de como atuar no mercado, possibilitando aumento de vendas, captação de clientes, desenvolvimento de estratégias de comunicação, entre outros posicionamentos de mercado.

1º ETAPA: Objetivos do marketing

Consiste em definir o que será feito em determinado período de tempo! Traçar os objetivos do plano pode abranger muitos pontos, mas para uma execução efetiva aconselhamos definir um número limitado. Assim, você poderá focar nele e ter um resultado com êxito. É importante deixar esse objetivo bem claro. 

Alguns objetivos que podem ser traçados: 

  • Reconhecimento de Marca; 
  • Aumento de Vendas; 
  • Conversão de Clientes. 

2º ETAPA: Análise do ambiente

Também conhecido como SWOT, é o processo de reconhecer as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que podem interferir no sucesso dos seus objetivos.

3º ETAPA: Definição de persona e público-alvo

Para criar as ações de seu plano de marketing é necessário traçar um perfil do seu público-alvo. É nesta etapa que aplica-se a construção das personas: uma representação fictícia que possua as características desse público. 

Quando se conhece a quem destina suas estratégias, é possível satisfazer o público e ganhar sua confiança.

4º ETAPA: Atenção à jornada de compra

É a definição do percurso que a sua persona fará ao adquirir o seu produto. Uma maneira de definir essa jornada é com quatro fases: 

1) Aprendizado: o cliente irá reconhecer que tem um problema que precisa ser solucionado. Ele irá pesquisar sobre possíveis soluções e o seu produto ou marca irá se apresentar como uma delas. 

2) Reconhecimento: o cliente já conhece seus serviços e reconhece nele a solução. 

3) Consideração: o cliente irá avaliar os prós e contras do que sua marca tem a oferecer.

4) Compra: fase final, é o momento que ele decide comprar seus serviços. É importante mostrar que vale a pena ter adquirido e despertar o desejo nele de voltar!

5º ETAPA: Mix de Marketing

É a “mistura” de variáveis que influenciam seus clientes a comprarem. São conhecidos como os 7 P’s do marketing.

Os principais são: 

  • Produto: o que será ofertado; 
  • Preço: valor do produto, considerando o preço de custo, preço líquido, desconto e condições. 
  • Praça: canais de distribuição e meios pelos quais os clientes poderão adquirir. 
  • Promoção: tipo de comunicação que será utilizada na divulgação do serviço ou produto. 
  • Pessoas: são todas as pessoas envolvidas no processo, considerando o consumidor, bem como a equipe da empresa. 
  • Processos: ações adotadas para atingir os objetivos. 
  • Prova-física: evidências físicas que comprovem a satisfação do consumidor.
Pessoas analisando um plano de marketing

Colocando em prática

Estas são as principais considerações para a elaboração de um plano de marketing. Mas é possível adaptar as fases de acordo com a sua necessidade de planejamento.  

É importante ainda, definir o cronograma para execução! Lance mãos de ferramentas que ajudem nesse processo como métodos kanban. 

Reunir uma equipe empenhada e com funções bem definidas é fundamental para o sucesso das etapas. É importante também um acompanhamento de perto de todo o planejamento.

Ainda possui dúvidas quanto à execução do plano de marketing? A WFerraz pode te ajudar nessa jornada. Clique aqui para falar com nossa equipe e descobrir como.

Compartilhe este conteúdo