Prospecção passiva e Inbound Marketing: qual a relação entre eles?

Sumário

Quão imaginário é pensar em ter clientes fazendo fila para entrar em contato com a sua empresa, solução ou produto?

Já pensou em fazer um trabalho tão bom, tão agradável e atraente que as pessoas farão fila para adquirir a sua solução, ao invés de passar dias, meses ou anos buscando o cliente ideal? 

Pode parecer difícil, principalmente se você ainda está iniciando seu negócio, mas com o Inbound Marketing unido à sua prospecção passiva, esse cenário se torna alcançável. 

De forma alguma desejamos desmerecer a prospecção ativa. No entanto, muitas empresas hoje focam na prospecção passiva e nessa matéria você verá o porquê. 

Boa leitura!

O que é prospecção passiva?

De maneira geral e sem muitos rodeios, a prospecção é o ato de encontrar clientes, uma grande dor de grandes e pequenas empresas. 

A prospecção passiva, ao contrário da ativa que faz a primeira abordagem com o cliente, é repleta de técnicas e estratégias para atrair indiretamente os leads. Assim, o possível cliente toma conhecimento da sua empresa, serviço ou produto de uma forma espontânea, ao procurar uma solução específica. 

Ele dará o primeiro passo, facilitando o fechamento de um contrato. 

Como o Inbound Marketing pode ajudar na prospecção passiva?

O termo Inbound Marketing surgiu e foi difundido entre 2006 e 2009 nos Estados Unidos por Brian Halligan e Dharmesh Shah (co fundadores da Hubspot), no Brasil, após alguns anos, o Inbound Marketing chegou para modernizar toda a parte de marketing das empresas, trazendo para nós o que hoje é conhecido como Marketing de Atração

A base do Inbound Marketing é gerar e promover conteúdos que se conectem com o público ideal, para, por fim, convertê-los em clientes. 

Não apenas isso, também tem como metas: converter e fidelizar, proporcionando assim um conjunto de estratégias completas para atrair novos clientes e diminuir a evasão deles na sua empresa. 

Vantagens de prospectar com o Inbound Marketing

Quando falamos sobre o Inbound Marketing é impossível não falar sobre funil de vendas e jornada de compra

O Funil de Vendas é uma estratégia que leva o cliente pelo caminho de tijolos amarelos, que até podem parecer aleatórios, mas não são, pois direcionam o lead de um ponto a outro  através de conteúdos relevantes, que mostram a existência de um problema, seus efeitos e desvantagens, até finalmente criar a necessidade de resolver essa dor, e claro, apresentando o seu produto ou serviço. 

Essa é uma das grandes vantagens do Inbound Marketing, ter o controle das estratégias que serão realizadas e, consequentemente, quando bem elaboradas, uma previsibilidade dos resultados. 

Outro ponto muito positivo é que as estratégias de inbound funcionam em tempo integral e seus resultados são quase 100% mensuráveis. 

Barras de ouro com mesmo peso de pena

Como fazer prospecção passiva com o Inbound?

Até o momento falamos sobre o que é a prospecção passiva e como o inbound marketing pode auxiliar nesse processo. 

Não é à toa que grandes empresas estão investindo cada vez mais nessa dupla dinâmica, que além de converter leads em clientes, também os fideliza, gerando valor e engajamento para a sua marca. 

Agora, vejamos algumas formas de fazer a prospecção passiva com o inbound marketing dentro da sua empresa!

Produção de conteúdo

O termo produção de conteúdo tornou-se bastante popular com a explosão do uso das redes sociais com o intuito de monetização. Atualmente, muitas pessoas postam sobre seu dia a dia, pratos que comeram, filmes que assistiram e, assim, acreditam que estão entregando um conteúdo de valor. 

Para que sua empresa faça uma boa produção de conteúdo, que converta e engaje, é necessário sair dessa superficialidade. Quantas pessoas estão mostrando um conteúdo que realmente muda a sua vida?

Claro, é interessante entregar conteúdos mais leves, que gerem um engajamento devido à presença de humanidade na marca, afinal, a empresa não se trata de robôs e sim de colaboradores que dão o seu sangue e suor pelo trabalho.

Mas, acima de tudo, o seu conteúdo deve abordar uma dor, uma solução, um problema futuro ou outros fatores que farão o seu lead parar por algum tempo para pensar sobre aquilo, e não apenas rolar o feed para rir sobre um vídeo de cachorrinho fofo e esquecer completamente do que viu segundos antes. 

O mundo hoje corre mais rápido e a informação também, mas ao mesmo tempo, somos rodeados por informações inúteis disfarçadas de salvadoras. 

Um bom exemplo de conteúdo de valor é esta matéria que você está lendo, que fala extensivamente sobre a prospecção passiva e o inbound marketing, mostrando na prática algumas técnicas de inbound. 

Produção de conteúdos ricos

Conteúdos ricos são aqueles conteúdos mais elaborados, cheios de informações e mais longos.

Eles costumam ser usados como iscas para captação de leads, seja através de um formulário em redes sociais ou em uma Landing Page

Por serem conteúdos que agregam maior valor, as pessoas não se importam em trocar seus dados (normalmente e-mail, telefone, nome, onde trabalha) em troca daquele conteúdo. 

Isso serve para a empresa entender quem são os seus leads, usando estas informações para otimizar suas estratégias.

Os principais tipos de conteúdos ricos, são: 

– Ebooks;

– Whitepapers;

– Infográficos; 

– Webinars.

E-mail marketing

Um dos pilares do inbound é o e-mail marketing. Trata-se de uma estratégia de relacionamento. Seu lead, ou seja, um potencial cliente, já passou por algumas etapas estratégicas e finalmente entregou seus dados para a sua empresa em troca de conteúdos segmentados ou algum material rico. 

Agora que você tem contato direto com ele, está na hora de nutri-lo, isso não significa importuná-lo com dezenas de e-mails inconvenientes, falando sobre produto, preço e serviço diretamente. 

Os papéis do e-mail marketing, são: 

  • Estreitar os relacionamentos;
  • Promover seus conteúdos;
  • Educar seus leads sobre o valor daquilo que você oferece na empresa;
  • Vender;
  • Acompanhar o pós venda.

O Inbound Marketing é uma das formas mais promissoras de prospecção passiva, no entanto, exige conhecimento estratégico de como mensurar seus resultados, para otimizar cada projeto elaborado. 

Pode ser uma estratégia de médio e longo prazo, mas que dará resultados de uma forma muito mais assertiva e duradoura. 

Quer iniciar o Inbound Marketing na sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe e inicie essa nova jornada. 

Compartilhe este conteúdo