O real papel das redes sociais em uma estratégia de marca

Sumário

Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.

Seth Godin

Que o marketing mudou muito nos últimos anos, todo mundo já sabe. Com o surgimento das redes sociais e sua popularização, vender algo por meio do digital tornou-se mais simples e ao mesmo tempo, mais exigente.

Com os avanços tecnológicos, novas estratégias de marketing e o novo comportamento dos consumidores, realizar uma publicação tornou-se muito simples e fácil, no entanto, alcançar os resultados desejados com essa publicação tem exigido cada vez mais estratégias bem elaboradas. 

A nova era digital exige de certa forma, que toda empresa que deseja expandir seus serviços e produtos de maneira on-line, construa a sua marca, afinal, embora tenha ganhado a liberdade de se posicionar em um ambiente que alcança o mundo todo, todas as outras pessoas também têm acesso a isso, ou seja, a concorrência tornou-se maior. 

Nesta matéria, iremos abordar o que é uma estratégia de marca e como as redes sociais estão relacionadas a ela. 

Boa Leitura

Estratégia de marca: o que é?

Uma marca é algo que vai muito além de um slogan ou um nome, é algo que ultrapassa as barreiras e proporciona sentimentos e experiências a seu público. Ao mesmo tempo, essa percepção é muito individual, e pode mudar de pessoa para pessoa. 

A construção de marca sempre teve a sua importância dentro do marketing, desde antes da era digital. Quer um exemplo? Pense na Coca Cola. Sempre que falamos desta marca, lembramos de suas cores, seu sabor, com uma sensação boa proporcionada pelos bons momentos nos quais ela esteve presente, e também, claro, dos seus comerciais antigos, sempre com uma grande família feliz reunida em volta de uma mesa com comidas de dar água na boca. 

O termo Branding (usado para caracterizar um conjunto de estratégias de construção e fortalecimento de marca) é mais antigo do que o marketing digital. Antigamente, as empresas usavam meios de comunicação convencionais, como a TV, rádio e jornais para criar essa marca e passar essa proximidade com os seus consumidores. 

Uma boa estratégia de marca tem como base alguns elementos, como: 

  • Objetivos empresariais;
  • Arquitetura da marca;
  • Determinantes de Marketing (Foco, Missão, Diferenciais, Posicionamento de mercado, Posicionamento de valor e Princípios);
  • Determinantes de Comunicação (Arquétipo e persona, Slogan, Pré-nome e Nome);
  • Storytelling;
  • Produto, Preço, Praça e Promoção;
  • Grupo de interesses. 

Mas com a chegada da internet, e principalmente, das redes sociais, o comportamento dos consumidores mudou. E com isso, as estratégias de marca também precisaram se adaptar.  

Se antes ter uma boa estratégia de marketing era um diferencial utilizado pelas grandes empresas para alcançar o máximo de consumidores possíveis, hoje tornou-se algo indispensável para quem deseja o seu espaço no ambiente virtual. 

Redes sociais e estratégia de marca

Os consumidores mudaram! As redes sociais tornaram-se parte da vida dos indivíduos, seja como forma de trabalho, para relacionamentos interpessoais, para pesquisa e estudo ou apenas para distração. 

O Facebook segue sendo a rede social com mais acessos no mundo, enquanto isso, no Brasil, o instagram ganha cada vez mais usuários, alcançando o segundo lugar em mais usuários no mundo, atrás apenas dos EUA. 

Uma pesquisa  realizada pelo Opinion Box indicou que 84% dos usuários do instagram têm entre 16 a 29 anos, e 86% deste público seguem empresas!

Também costumam acessar o Instagram pelo menos uma vez por dia, e com a Pandemia, criou-se o hábito de assistir lives pelo aplicativo. 

Além disso, eles também: 

  • Usam o Instagram para participar de sorteios e promoções; 
  • Já usaram o Instagram para tirar dúvidas ou reclamar com empresas; 
  • Seguem uma marca ou empresa; 
  • Divulgam suas próprias marcas, serviços ou produtos. 

Acompanhar uma marca nas redes sociais demonstra interesse além do produto. Um interesse no que a marca tem para mostrar e falar. Seu posicionamento como empresa é observado de perto pelos seus consumidores e acredite, se você não tiver uma boa estratégia de marca, seus consumidores irão perceber. 

Eles desejam falar, desejam um espaço onde possam dar um feedback em tempo real, desejam sentir que a marca se importa com a experiência deles, e é exatamente isso que as redes sociais proporcionam. 

Mas, olhando para o lado da empresa que está construindo sua marca, estar nas redes sociais é indispensável por vários motivos, como: 

  • Ser lembrado; 
  • Falar diretamente para o seu público ideal;
  • Campanhas com maior assertividade devido a segmentações; 
  • Possibilidade de menção pelos consumidores; 
  • Identificar e traçar o comportamento dos consumidores;

Não construa seu castelo em terreno alugado

Quando uma marca deseja fortalecer a sua presença no mercado, o uso das redes sociais é indispensável. No entanto, ainda trata-se de uma plataforma que não está sob o seu completo domínio. 

Embora a empresa possa ter uma conta nas redes sociais, é importante saber que ela está submetida às regras e exigências daquela plataforma. Além disso, é importante saber que caso algo desagrade um grande número de usuários, todo o trabalho de estratégia de marca pode ser prejudicado, tanto por punições como pela própria exclusão da conta. 

Isso não significa que você deva abandonar a estratégia de usar as redes sociais para se aproximar do seu público, mas essa não deve ser a sua única estratégia!

Ter o site corporativo da sua marca, entregando com consistência conteúdos relevantes e de grande valor, são estratégias ligadas ao Inbound Marketing que tem como objetivo alcançar os clientes ideias por meio da produção de conteúdos relevantes, que vão, de fato, sanar uma dor do seu público. 

Assim, com as estratégias de SEO, é possível rankear os seus conteúdos para as primeiras páginas do Google, fazendo com que você apareça cada vez mais para as pessoas que pesquisam termos associados ao seu nicho. 

Quando pensamos por qual estratégia começar, é preciso primeiro alinhar os desejos e necessidades da sua marca. As redes sociais possuem um grande alcance, pois, tornaram-se parte do dia a dia comum, e desenvolver sua marca nas redes sociais é indispensável para ter uma boa comunicação com seus clientes e também, para alcançar novas pessoas interessadas a cada dia. 

As redes sociais podem ser comparadas à grandes vitrines onde você expõe aquilo que deseja chamar atenção, mas com o benefício de poder interagir com quem passa e para e observa. 

De certa forma, toda a estratégia de marketing está ligada entre si, e é possível fazer apenas uma parte, claro. Nada impede que sua empresa esteja apenas nas redes sociais, no entanto, quanto mais estratégias você usar, maiores serão os resultados. 

Se você deseja começar agora com a sua estratégia de marca, com um branding bem elaborado para um posicionamento assertivo nas redes sociais e também para a construção do seu próprio espaço, venha conversar com os nossos especialistas! 

Compartilhe este conteúdo