O que é transformação digital e qual seu impacto nas vendas?

Sumário

A transformação digital nas empresas ganhou destaque desde 2020 graças ao avanço tecnológico que o mundo foi obrigado a viver devido à pandemia, inclusive no Brasil, quando a grande maioria das empresas precisou se adaptar para prestar um serviço com pouco ou nenhum contato humano. 

Mas a transformação digital não é algo que começou no ano passado, pois trata-se de uma realidade crescente que acompanha o avanço da tecnologia e que, sem dúvidas, chegou para ficar e transformar a relação entre vendedor e cliente

Você se lembra como era essa relação antigamente? 

Anos atrás, quando se queria comprar algo, era necessário ir pessoalmente às lojas (normalmente aquelas próximas da sua residência), pesquisar pelo preço, gastar horas analisando qual a melhor opção, levando em consideração a loja, o preço, a qualidade do produto e até mesmo a forma de atendimento que recebeu. 

Mas, com o desenvolvimento da internet e a popularização do seu acesso, essa forma antiga de vendas parece ser uma opção menos atraente.  As empresas ganharam o mundo e a competitividade aumentou significativamente, pois agora competem entre empresas do país ou mundo todo, e claro, os clientes estão cada vez mais exigentes e atentos à experiência de compra

Isso mudou completamente a relação que existia antes. O jogo virou e agora, mais do que nunca, a experiência de compra do cliente é parte fundamental no processo, principalmente para fidelização. Mas, claro,  não daquela forma clichê que era o terror para os funcionários: “o cliente sempre tem razão”, mas com a busca constante em cativar, encantar e se relacionar com os clientes em um nível humano. 

A transformação digital não se trata de tecnologias futurísticas inalcançáveis para a maioria, mas sim sobre uma experiência mais humana, rápida, eficiente e global. 

O que é transformação digital?

A era das máquinas chegou? De certa forma, sim!

A tecnologia está ao nosso redor até mesmo nos mínimos detalhes: no relógio que mostra nossas mensagens e monitora frequência cardíaca, na fechadura digital, no assistente virtual. E da mesma forma, a transformação digital nas empresas está crescendo cada dia mais. 

Mas afinal, o que ela é?

A transformação digital  é um processo que as empresas utilizam para melhorar a experiência com o usuário, aumentar suas vendas, organização, produtividade e garantir melhores resultados através da tecnologia. 

Mas, muitas pessoas confundem ou não entendem a profundidade da transformação digital. Ela vai muito além de ter um perfil nas redes sociais e responder directs, pois abrange todos os setores da empresa. 

Instituições e indústrias estão passando por mudanças estruturais diariamente para colocar os seus recursos em avanços tecnológicos e garantir o desenvolvimento e sustentabilidade nos negócios. 

Exatamente por isso é preciso entender o conceito e seu impacto na forma de se fazer negócios, pois isso está apenas no começo. 

Empresas obsoletas, e agora?

Carroça com foguete em um cenário de velho oeste

“A transformação digital é bem sucedida quando toda a organização abraça iniciativas, soluções e tecnologias alinhadas ao negócio.”

– Jules Ehrhardt

Um dos grandes desafios, se não o maior, é a cultura obsoleta de grandes, médias e pequenas empresas e sua relutância em se adaptar às novas necessidades. 

Um estudo realizado pela Deloitte University Press mostra que funcionários de empresas que estão começando sua transformação digital ou são relutantes a ela, tendem a procurar novas oportunidades em outras organizações o mais rápido possível. E essa rotatividade é um dos principais indicadores de que algo está impactando negativamente vários setores de uma empresa. 

Muitas empresas ainda resistem às transformações digitais, e existem pontos-chaves que atrapalham esse avanço, são eles: 

  • Falta de iniciativa;
  • Dificuldades técnicas;
  • Reputação e segurança;
  • Garantia de retorno;
  • Cultura da empresa.

Para se adaptar ao novo estilo digital de negócios, serão necessários lapidar alguns pontos essenciais dentro da organização, são eles:

Cultura organizacional 

  • Mudar o mindset da empresa para o mundo digital;
  • Redefinir os processos da empresa e incluir as ferramentas digitais.

Produtos e Serviços

  • Estar em constante melhoria do produto ou serviço;
  • Criar ou otimizar novos produtos/serviços adequados para o mundo digital.

Vendas

  • Desenvolver formas dos consumidores conseguirem comprar o produto através dos seus novos hábitos digitais.

Marketing

  • Criar uma forma inovadora de se relacionar com os seus clientes;
  • Se posicionar digitalmente de forma que o cliente se identifique com a sua marca de uma forma mais humana.

Como a transformação digital nas empresas impacta nas vendas

Mão de empresário segurando o tablet na indústria

Se você chegou até aqui na leitura é porque está interessado em saber exatamente como toda essa mudança de padrões e cultura da empresa pode impactar nas suas vendas

Todo o processo da empresa começa e termina no consumidor, mas não se trata apenas de vendas. 

Através da Transformação Digital, é possível aumentar a eficiência operacional, melhorar de forma impactante a produtividade e qualidade, resolver problemas com mais agilidade, atingir o público ideal, mensurar resultados, elaborar estratégias mais assertivas e, claro, otimizar o processo de vendas para que ele ocorra mais rápido e de forma simples para o cliente. 

Todos os pontos citados acima estão ligados, direta ou indiretamente com os resultados financeiros de uma empresa, pois cada detalhe pode afetar no interesse do cliente pelo seu produto ou serviço. Lembre-se que hoje seus concorrentes também estão sem barreiras locais. 

A transformação digital é para todos?

A transformação digital está ao nosso redor o tempo todo, a tecnologia hoje é parte da nossa rotina, percebamos ou não. 

Para uns ela chegou mais cedo que para outros e para aqueles que ainda resistem, ela também vai chegar. Não é opcional e o tempo que você leva para aceitar e adaptar o seu negócio pode ser determinante para o seu sucesso ou fracasso.

Então, sim, a Transformação Digital é para todos! (goste você ou não). 
Ela abre as portas mundiais para a sua empresa, proporcionando um alcance que antigamente era impossível. Claro, para colher os bons frutos da Transformação Digital é preciso se reinventar, inovar, se adaptar e desbravar um mundo novo onde tudo – ou quase tudo – é possível.

Compartilhe este conteúdo